Património

Pontos de Interesse/ Monumentos

A aldeia do Vale da Ovelha – Situada na encosta de um fabuloso vale, onde se podem realizar grandes caminhadas, a aldeia tem, actualmente, sete moradores, dispondo de uma magnífica casa de turismo rural. Destaca-se a visita à Ermida da Nossa Senhora da Conceição e à fonte do povo, que ainda hoje abastece a aldeia de água. É o local ideal para descansar, desfrutar da natureza e relaxar.

Igreja Matriz – Localiza-se na Carapinha e tem como orago o Bom Jesus. O dia do padroeiro é 26 de Dezembro. A Igreja foi reconstruída por volta do ano de 1760 destacando-se o púlpito, construído em pedra granítica, em forma de mísula, rematada em feitio de pinha. No seu interior aprecia-se um conjunto diversificado de imagens, nomeadamente São José, Santa Bárbara, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Conceição e a Nossa Senhora de Fátima.

Capela do Divino Senhor da Serra – Esta capela foi construída entre 1896 e 1900 e localiza-se no lugar da Serra da Moita. A romaria ao Divino Senhor da Serra constitui a principal festividade da freguesia e realiza-se, anualmente, no primeiro domingo de Agosto. A esta ermida ocorrem inúmeras pessoas, quer para participar na festa religiosa quer na profana. No interior da capela pode-se contemplar o Divino Senhor da Serra, a Senhora da Saúde, a Rainha Santa Isabel, a Senhora do Carmo e o Sagrado Coração de Jesus.

Capela do Santo António – A capela situa-se na Moita da Serra. A festa em honra do Santo António realiza-se por volta do dia 13 de Junho. Além do Santo António, podem-se apreciar as imagens de Santa Teresinha, Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, Coração Imaculado de Maria e Santa Clara.
Parque de Merendas do Senhor da Serra – Localiza-se na Serra da Moita, junto da ermida do Divino Senhor da Serra. É o local ideal para fazer merendas, churrascadas ou, simplesmente, desfrutar do ar puro da natureza.

Fontes e Fontanários – São diversas as fontes existentes na freguesia da Carapinha, as quais a população recorria para se abastecer de água: Fonte da Costa, Fonte da Quinta (na Carapinha), Fonte do Vale do Soito (na Moita da Serra) e Fonte do Avelar.

Castelo – Elemento paisagístico e natural, denominado “castelos”, situa-se na estrada que liga a Carapinha ao Covelo. No sopé da encosta que suporta os castelos está a nascente de água que abastece a freguesia da Carapinha – Nascente do Cabril. A água é límpida, fresca e de excelente qualidade. Tanto a zona envolvente da nascente como os castelos constituem uma paisagem deslumbrante.

Avelar de Baixo – É, neste momento, uma aldeia fantasma. Há muitos anos desabitada, localiza-se numa planície repleta de verde. Nesta localidade podem-se visitar as ruínas das antigas casas e a fonte do povo.