Caracterização/censos

-Caracterização/censos

A freguesia da Carapinha é composta pelas localidades da Carapinha, Moita da Serra, Avelar, Serra da Moita e Vale da Ovelha, com uma área de 9.49km2, onde habitam 407 pessoas de acordo com os censos de 2011. Na freguesia existe alguma indústria, comércio e serviços, com relevo para a área industrial da Moita da Serra e da Serra da Moita.

-Localização Geográfica

A freguesia da Carapinha localiza-se na meia encosta da Serra da Moita, no extremo ocidental do concelho de Tábua e faz fronteira com os concelhos de Arganil e Penacova. Confina com as freguesias de Mouronho e com a União de freguesias Ázere e Covelo (concelho de Tábua), São Martinho da Cortiça (concelho de Arganil e União de freguesias São Paio do Mondego e São Pedro de Alva (concelho de Penacova). Dista 16 Kms da vila de Tábua, 8 Kms da vila de Arganil, 30 Kms da cidade de Oliveira do Hospital e 50 Kms da sede de Distrito, Coimbra.
Bem localizada e com rápidos acessos para todo o país, a freguesia é atravessada pelo IC6, com ligação ao IP3, e pela EN 17, também conhecida como estrada da Beira.

Localização Freguesia de Carapinha

Localização Freguesia de Carapinha